Tecnologia Intel® Active Management Caso de Uso #3: Gerenciamento de Inventário de Hardware (Discover)

A Intel® Active Management Technology (Intel® AMT) aumenta a visibilidade das plataformas de hardware, melhorando dramaticamente a compleitude de inventários de hardware. As capacidades da Intel® AMT auxiliam a reduzir o impacto das remoções de agentes de software, máquinas desligadas, sistemas operacionais inoperantes e outras falhas de sistemas durante os inventários de hardware. Estes problemas fazem com que entre 15% a 20% dos sistemas não estejam visíveis através da rede em um determinado momento. Ambientes sem fio e laptops fazem isto ser ainda mais desafiador, uma vez que em qualquer momento os laptops podem estar conectados através da rede sem fios (modo Móvel) ou conectados remotamente á uma rede corporativa através de VPN (Modo Remoto) ou podem ainda não estar conectados a uma fonte de energia AC.

Com a Intel® AMT, inventários de hardware são mais fáceis de serem conduzidos; auxiliando o compliance com regulamentação governamental, bem como no gerenciamento de garantia, configurações e recalls. Este caso de uso utiliza o inventário de hardware para determinar o tipo e a quantidade de hardware no ambiente, e o estado da garantia do hardware.

Limitações do Inventário de Hardware Convencional

Ferramentas convencionais estão tradicionalmente disponíveis para inventário de hardware feito apenas em modo in-band; isto é, estas ferramentas requerem que o sistema alvo esteja operacional, e elas falham se a plataforma estiver desligada ou se o sistema operacioal não estiver funcional. Mais do que isso, os usuários podem ainda remover inadvertidamente ou intencionalmente os agentes de software que são necessários ao funcionamento destas ferramentas.

Como resultado, as organizações de TI devem tradicionalmente depender dos usuários para lhes fornecer informações sobre o hardware instalado, ou técnicos precisam ser enviados para inventariar o hardware manualmente. Não é comum a existência de IDs de hardware persistentes, e não existe um método através da rede para que se possa inventariar sistemas que estão desligados.

Usando a Intel® AMT para superar estas limitações

Utilizando uma aplicação de Gerenciamento de Hardware de terceiros, com suporte à Intel® AMT, a organização de TI pode descobrir plataformas e suas informações residentes no firmware, de forma remota através da rede nos seguintes cenários:

  • Modo Desktop - As plataformas estão conectadas na rede elétrica e conectadas à rede corporativa através de uma conexão cabeada (não utilizando VPN)
  • Modo Móvel - Laptops no estado S0 que estejam alimentados por bateria ou laptops conectados diretamente à rede corporativa (não via VPN) e que tenham acesso às suas informações residentes no firmware remotamente. Note que à partir da Intel® AMT 4.0, laptops podem estar em qualquer estado Sx para conectividade out-of-band.
  • Modo Remoto - Laptops nos estados S0/H0 que estejam conectados à rede corporativa através de VPN. Note que à partir da Intel® AMT 4.0, laptops podem estar em qualquer estado Sx para conectividade out-of-band.
A Intel® AMT torna possível o acesso remoto via out-of-band (OOB) às informações de hardware residentes no firmware de forma persistente e inviolável (tal como ali armazenadas pela BIOS durante o último boot realizado com sucesso). Informações adicionais por FRU podem ser armazenadas no espaço de armazenamento de dados de terceiros da Intel® AMT's pela aplicação remota de gerenciamento ou por uma aplicação cliente de terceiros para o inventário de hardware, de modo a serem recuperadas em qualquer momento (ex. informações sobre a garantia do equipamento).

Coletando estas informações de inventário de forma precisa, rápida e remota, a equipe de TI pode detectar de forma mais eficiente e efetiva quaquer discrepância de configuração, bem como gerenciar seu inventário de hardware, garantias e recalls.

No caso de laptops, tendo em vista que eles podem não estar conectados à rede corporativa (Modo Móvel) ou conectados através de VPN (Modo Remoto) quando o inventário é realizado, alguma checagem manual pode ser necessária, ou o inventário pode ser prolongado por vários dias para que todos os laptops possam ser encontrados conectados de forma apropriada durante o período.

Principais Funcionalidades Habilitadas pela Intel® AMT Citadas Caso de Uso

A seguinte tabela resume as característias e funcionalidades utilizadas neste caso de uso que são providas ou habilitadas Intel® AMT or enabled by Intel® AMT no software de terceiros:

Característica Funcionalidade
Acesso Out-of band (OOB) Acesso às informações de inentário de ID persistente de ativo e field-replaceable unit (FRU) quando o sistema operacional não está disponível ou a plataforma está desligada.
Inventário Remoto de Hardware Utilizando os dados de FRU existentes e armazenados na memória flash para descobrir os FRUs da plataforma.


A Vantagem da Intel® AMT

A utilização da ® AMT neste caso de uso reduz ou elimina a necessidade de auditorias manuais de inventário, fazendo com que a auditoria de ativos seja mais rápida, precisa e dentro do prazo. A Intel® AMT torna isso possível através do acesso remoto através da rede às informações invioláveis do ID de ativos e lista de field-replaceble unit (FRU) residentes no firmware, assumindo que as plataformas estejam tanto em modo desktop (eletricamente alimentados (mas não necesariamente ligados) e conectados à rede corporativa através de uma conexão cabeada (não VPN), modo móvel (dentro do ambiente corporativo conectado sem fios ou com bateria (não VPN), ou modo remoto (contectado via VPN com alimentação elétrica AC ou DC e conectado com ou sem fios).

A precisão do inventário é melhorada, independente do estado de energia da plataforma ou do estado do seu sistema operacional. Informações de FRU mais precisas possibilitam o gerenciamento melhor dos inventários de FRU, garantias e recalls. Adicionalmente, estes benefícios faciitam o compliance regulatório.

Valor de Negócios da Solução Intel® AMT Solution

Organizações de TI podem economizar substancialmente em contratos de manutenção de hardware (ambos plataformas e hardware) sabendo quais plataformas requerem quais níveis de manutenção (ao invés de cobrir todo o hardware com a opção mais cara).



Implementação do Caso de Uso de Gerenciamento de Inventário de Hardware

Descrição: Executar uma auditoria de hardware para determinar quais equipamentos ainda estão cobertos pela garantia. A implementação deste caso de uso depende das seguintes pré condições:

  1. Todos os clientes AMT estão provisionados.
  2. Todos os clientes estão conectados à rede.
  3. Clientes com habilitados com a AMT estão alimentados elétricamente (S5, S4, S3, S1, S0).
  4. Existe uma console de gerenciamento operacional na rede, habilitada com a AMT.
A implementação do caso de uso de Gerenciamento de Inventário de Hardware utiliza os seguintes passos:

Passo Workflow
1 O profissional de TI utiliza um aplicativo de gerenciamento de inventário de terceiros que suporta com suporte à Intel® AMT para descobrir plataformas e suas informações residentes de firmware, de forma remota através da rede, independente do estado do sistema operacional ou do estado de energia.
2 A console de gerenciemento verifica os dados de FRU consutados e armazena os dados em um banco de dados de histórico de inventário.
3 O profissional de TI pode utilizar os dados de número de série e comparar com os dados e datas de compra para verificar se o hardware ainda está coberto pela garantia.
Fluxo Alternativo (Agendado)
1 Utilizando uma ferramenta de gerenciamento de hardware de terceiros, com suporte à Intel® AMT, um evento agendado pode iniciar a console para que o discovery das plataformas e suas informações residentes no firmware sejam coletadas, de forma remota através da rede, independente do estado do sistema operacional ou estado de energia (Sx & Hx).
2 A console de gerenciemento verifica os dados de FRU consutados e armazena os dados em um banco de dados de histórico de inventário.
3 A console então gera um relatório para que o profissional de TI possa comparar com as informações de compra dos equipamentos para verificar cobertura de garantia ou ativos desaparecidos.


As pós condições para um inventário de hardware são as seguintes:

  • PC returns to same state as before the performing the Hardware Inventory.
O PC retorna ao mesmo estado em que se enontrava antes do início do Inventário de Hardware. A tabela abaixo lista os Fluxos relevantes de Desenvolvimento de Software para o Inventário de Hardware. Cada fluxo é baseado no Domínio WSMan aplicável, e é apresentado em mais detalhes abaixo neste Documento de Caso de Uso.

Fluxos de desenvolvimento de Software relevantes Interface de Domínio WSMan
1 Discovery General Info
2 Inventário de Ativo de Hardware Hardware Asset
3 Controle de Energia Power Control
4 Escrita/leitura no armazenamento de dados de terceiros (3PDS) Storage


O seguintes exemplos de código fonte do SDK fornecem exemplos dos componentes WS-Man envolvidos na implementação do caso de uso de Inventário de Hardware:

  • GeneralInfo
  • RemoteControl
  • AssetDisplay
  • Storage
Informações adicionais sobre as características associadas com este caso de uso podem ser encontradas na documentação html do Intel® AMT SDK. Baixe e instale o SDK, abra o arquivo default.htm encontrado em ...\DOCS\Implementation and Reference Guide\. Sob a guia "Contents" selecione "Intel® AMT Features".
Einzelheiten zur Compiler-Optimierung finden Sie in unserem Optimierungshinweis.