Aprenda Javascript de um jeito diferente

Traduzimos para português uma série de seis artigos escritos pelo Dale Schouten, que ensinam alguns conceitos fundamentais do Javascript de um jeito bastante descontraído e interessante, principalmente para quem já programa ou tem noções da linguagem C/C++ (e já se divertiu um pouco com o bom e velho Basic).

O Dale começa a série de artigos contando um pouco da vida dele, e convidando o leitor a experimentar imediatamente o Javascript, com um exercício rápido para ser feito dentro do próprio navegador. Nos dois artigos seguintes (este e este), ele faz algumas analogias interessantes entre a estrutura de código em C e Javascript, e mostra alguns truques e especificidades da linguagem. Confesso que algumas coisas que ele explica ali, de forma didática, me custou um bom tempo para aprender na base da cabeçada, e o que achei mais legal é que ele usa o nosso “jeito de pensar” programando em C e mostra como traduzir isso para Javascript.

No quarto artigo começam as comparações com C++, e de forma bem interessante e simplificada, ele vai mostrando como trabalhar com objetos dentro do Javascript. O quinto artigo, reutiliza exemplos dados no quarto artigo, e desta vez mostra o que está acontecendo de forma mais aprofundada.

Para encerrar a série, o sexto artigo apresenta alguns truques adicionais do Javascript, e dá algumas dicas importantes, principalmente no uso do famoso objeto “this” (muita gente aí já deve ter quebrado a cabeça com ele no Javascript).

Recomendo a leitura de todos os artigos, pois ela vai te poupar um bom tempo quebrando a cabeça tentando entender os motivos de algo não ter funcionado no seu código, ou o que é pior ainda, vai te ajudar a entender porque seu código funcionou :) (se você é um programador de verdade, sabe bem do que eu estou falando).

Perdi um bom tempo quebrando a cabeça por aí para aprender alguns conceitos explicados de forma bem interessante por ele, portanto aproveite a leitura !

For more complete information about compiler optimizations, see our Optimization Notice.