Game Hero - Um advergame como você nunca viu.

Texto de Mitikazu Lisboa, CEO - Hive Digital Media.

A Hive Digital Media é a maior desenvolvedora brasileira de games, e parceira de longa data da Intel no desenvolvimento de diversos projetos, mas mesmo assim ficamos surpresos quando tivémos a demanda de criar um advergame que tivesse talvez a missão mais ambiciosa de qualquer projeto desta natureza que eu já houvesse ouvido falar: Juntar todas as eras dos games em um único advergame que funcionaria como um tributo aos games e gamers de todas as gerações, além de promover as vantagens do Ultrabook.

O processo de desenvolvimento do game foi muito agilizado pela solidez da parceira da Hive com a Intel e pelas facilidades do programa voltado para desenvolvedores da mesma, que permitiu um fluxo ágil de informações, bem como a utilização dos recursos específicos do Ultrabook, uma das primeiras guidelines que definimos em conjunto.

A primeira tarefa foi, obviamente, criar um conceito central para o jogo, junto com um storytelling que fizesse sentido. Depois de alguns dias de conversa entre nós, a Intel e a DM9, agência responsável pela campanha de mídia do ultrabook, chegamos ao conceito do Game Hero, onde um personagem, o Jogador, seria aprisionado por um vilão dos jogos clássicos e teria que derrotá-lo para reconstruir seu ultrabook e de quebra, escapar da sua prisão. Tentamos manter um clima nostálgico e leve, e optamos por trazer muitas referências e "easter eggs" de jogos clássicos, que os jogadores mais "old School" com certeza reconhecerão. Outra decisão estratégica foi misturar diversos estilos de jogos em um só para remeter a tendências das épocas que queremos trabalhar, e para isso dividimos o jogo em 4 "mundos" diferentes, sendo que cada um agrupa características de uma das "eras" dos games, indo desde um típico jogo de plataforma dos consoles de 8 bits e chegando em um modernos FPS, acessível apenas para usuários que estivessem jogado em um ultrabook.

É lógico que essas decisões impactam muito no processo de game design e desenvolvimento, principalmente pelas diferentes jogabilidades que deveriam permear a estrutura do jogo, e isso demandou uma equipe multidisciplinar e alguns profissionais que só se envolveram em algumas partes específicas do jogo, onde suas competências eram relevantes para simular o que queríamos naquela "era dos games" específica. Dos mais de 60 colabores da Hive, aproximadamente 15 foram envolvidos direta ou indiretamente no projeto, fazendo dele um dos nossos maiores cases de 2013.

O principal desafio da construção da área de desenvolvimento foi trabalhar em diferentes plataformas para um mesmo conceito. O diferencial do Game Hero desse ponto de vista é que a base do jogo é executada em uma plataforma e os jogos foram gerados com distribuições em outras tecnologias e fazer essa ponte entre menu , jogos e informações de servidor foi um desafio interessante. Alem disso, a variação de mecânicas e implementação de mashups em um mesmo conceito fez com que a arquitetura do jogo se tornasse complexa, diferenciando-se dos advergames tradicionais.

Para o projeto Game Hero foram utilizadas diversas ferramentas de desenvolvimento de plataformas. O menu principal do jogo, o jogo 8 bits e o jogo 16 bits utilizam o framework Flixel, escrito em ActionScript 3. O jogo 32/bits utiliza a engine Unity3d. O menu do jogo faz a transição para os binários desenvolvidos em fiixel e Unity para o mesmo canvas, enquanto o server-side cuida da transição de informações. Alguns plugins como o Tile Ed, Mesh Exploder e Action RPG foram utilizados no jogo 32/64 para auxiliar em alguns mecanismos necessários. Para o mundo moderno, estamos utilizando Unity3d também, com a diferença de ser um standalone que será baixado pelo usuário e instalado no computador pessoal. O resultado final ficou bem sólido, e também oferece um desafio digno de qualquer old school gamer que queira se arriscar em uma aventura pelas diversas eras do game.

Veja abaixo o trailer do Game Hero e entenda porque esse é um projeto que passa por todas as Eras dos Games.

 

 

Se interessou? Gostaria de saber mais? Então acesse os links abaixo:

1. Website do GAME HERO
2. Website da Hive Digital Media
3. Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos Intel
4. Como se filiar ao programa de software da Intel
5. Ferramentas para jogos e mídia

 

 

 

 

 

 

 

Para obtener más información sobre las optimizaciones del compilador, consulte el aviso sobre la optimización.