Uma introdução à 4ª geração de processadores Intel® Core™

Downloads


Download de Uma introdução à 4ª geração de processadores Intel® Core™ (codinome: Haswell) PDF [614 KB]

Abstrato


A Intel está lançando a 4ª geração do processador Intel® Core™, codinome: Haswell. Este artigo introdutório fornece visão geral processadores de 4ª geração, destacando alguns recursos como gráficos Intel® Iris™, melhorias de desempenho, opções de baixo consumo de energia, capacidades de reconhecimento facial, e outros. Os desenvolvedores para o Microsoft Windows* 8 aprenderão também sobre os recursos disponíveis para os ambientes Desktop e Modern UI e como tirar proveito das capacidades dos processadores de 4ª geração.

Principais recursos dosprocessadores de 4ª geração


As capacidades do novo processador são uma ampliação da arquitetura de gráficos que foi introduzida na 2ª geração dos processadores Intel® Core™. Estes últimos foram produzidos pelo processo de fabricação de 32 mm e os processadores de 3ª e 4ª gerações se baseiam na tecnologia de 22 mm. Os parágrafos a seguir descrevem as principais diferenças entre os processadores de 3ª geração e os da 4ª geração.

O primeiro System on Chip (SoC) para PC

O processador Intel® Core™ de 4ª geração é o primeiro SoC (System on Chip) para PC. A tecnologia de System on Chip (ou SoC) integra todos os principais blocos componentes do sistema em um único chip. Com CPU, gráficos, memória e conectividade em um único encapsulamento. Este design modular inovador fornece a flexibilidade de encapsular uma fascinante solução gráfica de processador para múltiplos fatores de forma.

Maior duração da bateria

A 4ª geração de processadores fornece até 9,1 horas de exibição de vídeo de alta definição, contra 6 horas dos processadores de 3ª geração. Os processadores mais recentes fornecem também 10 a 13 dias de energia em modo de espera (com notificações de email e de mídias sociais), em relação aos 4,5 dias de modo de espera dos processadores de 3ª geração.

Tabela 1: Comparação da duração da bateria entre os processadores Intel® Core™ de 3ª geração e os da 4ª geração.

[O software e as cargas de trabalho usados nos testes de desempenho podem ter sido otimizados apenas para desempenho em microprocessadores Intel. Os testes de desempenho, como o SYSmark* e o MobileMark*, são feitos com sistemas de computador, componentes, softwares, operações e funções específicos. Qualquer modificação desses fatores pode causar variação dos resultados. Você deve consultar outras informações e outros testes de desempenho para ajudar nas suas decisões de compra, inclusive o desempenho deste produto quando combinado com outros produtos. Configurações(i). Para obter mais informações, visite o site http://www.intel.com/performance.]

Nota: O TDP (Thermal Design Power - potência térmica de design) representa o pior caso de consumo do sistema.

Gráficos Intel® Iris™

Com os gráficos Intel Iris você pode jogar os jogos mais intensos, sem precisar de nenhuma placa gráfica adicional. O desempenho gráfico dos processadores de 4ª geração é quase o dobro do desempenho dos gráficos HD Intel® da geração anterior.

Figura 1: Comparação do desempenho gráfico do Intel® Core™ de 4a geração com o de gerações anteriores

[O software e as cargas de trabalho usados nos testes de desempenho podem ter sido otimizados apenas para desempenho em microprocessadores Intel. Os testes de desempenho, como o SYSmark* e o MobileMark*, são feitos com sistemas de computador, componentes, softwares, operações e funções específicos. Qualquer modificação desses fatores pode causar variação dos resultados. Você deve consultar outras informações e outros testes de desempenho para ajudar nas suas decisões de compra, inclusive o desempenho deste produto quando combinado com outros produtos. Configurações(ii). Para obter mais informações, visite o site http://www.intel.com/performance.]

Adicionalmente, os gráficos Intel Iris Pro com eDRAM integrada fornece quase o dobro do desempenho das GPUs de gráficos HD de 3ª geração ou de dispositivos Ultrabook™. As duas GPUs funcionam com TDP (Thermal Design Power - potência térmica de design) maior que 28 W (o TDP dos gráficos de 3ª geração é de 17 W), o que os torna mais adequados para operações de alto desempenho em fatores de forma de Desktop/AIO/Laptop [Fonte: http://arstechnica.com/gadgets/2013/05/intels-iris-wants-to-change-how-you-feel-about-integrated-graphics/]

Os gráficos Intel Iris suportam também Direct3D* 11.1, OpenGL* 4.1 e OpenCL* 1.2, mecanismo de codificação Intel® Quick Sync Video, Intel® AVX 2.0 e extensões DirectX.

Variantes dos processador Intel® Core™ de 4a geração

Estão disponíveis múltiplos pacotes dos processadores da 4ª geração para atender as necessidades dos crescentes tipos de sistemas: Workstations, desktops, sistemas Ultrabook, sistemas All-in-One, laptops e tablets. Embora as variantes de topo que se destinam a workstations e desktops tenham desempenho mais alto, elas também consomem mais energia em comparação com as variantes de consumo mais otimizado para dispositivos portáteis. A tabela 2 abaixo mostra a comparação entre as variantes, para diferentes fatores de forma e diferentes usos.

Tabela 2: Variantes dos processador Intel® Core™ de 4ª geração

As séries U e Y se destinam a fatores de forma de dispositivos Ultrabook, conversíveis e destacáveis.

A linha de processadores de 4ª geração tem a flexibilidade de atender os requisitos de energia e fornecer alto desempenho. Embora as variantes de topo de linha forneçam um desempenho gráfico substancialmente melhor, as variantes de nível básico são adequadas para quando for necessário um desempenho gráfico mais baixo.

Para ver uma análise detalhada das capacidades gráficas, consulte Intel Graphics: Guias para o desenvolvedor.

Intel® AVX 2.0

O Intel® Advanced Vector Extensions (Intel® AVX) 2.0 é uma extensão do conjunto de instruções de 256 bits do Intel® Streaming SIMD Extensions (Intel® SSE). O Intel AVX 2.0 é um aprimoramento da versão 1.0 e tem recursos como o Fully Pipelined Fused Multiply Add em duas portas, fornecendo o dobro de desempenho em ponto flutuante para multiplicar-adicionar cargas de trabalho de 256 bits com números inteiros SIMD em comparação com a antiga capacidade de 128 bits, coletando instruções de manipulação de bits. Estas capacidades melhoram usos como o reconhecimento facial, criação profissional de imagens, computação de alto desempenho, manipulação de imagens e vídeo em nível de consumidor, vetorização aumentada e outras capacidades avançadas de processamento de vídeo.

Mais recursos do Intel AVX 2.0:

Extensões de gráficos Intel Iris para API DirectX

Um recurso gráfico adicional dos processadores de 4ª geração é o conjunto de APIs para extensões DirectX. Estão disponíveis duas APIs que fornecem sincronização de pixels e acesso instantâneo. Com a sincronização de pixels você pode efetivamente ler, modificar e gravar dados no nível de pixel, o que torna mais eficientes as tarefas de "blending" programável e de OIT (order independent transparency - transparência independente da ordem). Com o acesso instantâneo, tanto a CPU quanto a GPU podem acessar a mesma memória para mapeamento e renderização. Estas APIs funcionam no DirectX 11 e acima.

Para obter informações mais detalhadas, consulte Intel Graphics: Guias para o desenvolvedor.

Segurança

Os sistemas Ultrabook com processadores de 4ª geração são fornecidos com recursos aprimorados de segurança, como a tecnologia Intel® Platform Trust Technology, Intel® Insider Tecnologia antirroubo Intel®(iii). Estes processadores têm também a tecnologia de proteção Intel®(iv), que fornece proteção de identidade e prevenção de fraudes.

Recomendações para o desenvolvedor


Os desenvolvedores que quiserem aproveitar ao máximo as vantagens dos novos recursos descritos acima, podem usar as seguintes diretrizes de programação para processadores de 4ª geração com o Windows 8.

  1. Otimize os seus aplicativos para toque: Todos os sistemas Ultrabook com os processadores de 4ª geração têm telas de toque. Os desenvolvedores devem consultar estas diretrizes de UX/UI para otimizar o design de seus aplicativos para toque.

     

    Mais recursos:

     

  2. Otimize os aplicativos com sensores: As plataformas baseadas nos processadores de 4ª geração contêm vários sensores: GPS, bússola, giroscópio, acelerômetro e luz ambiente. As recomendações para estas sensores se alinham com o padrão da Microsoft para o Windows 8. Use as APIs de sensores do Windows e o seu aplicativo funcionará em todos os sistemas Ultrabook e tablet que rodam o Windows 8.

     

    Mais recursos:

     

  3. Otimize os aplicativos usando os recursos das plataformas Intel: Embora o Windows 8 aceite aplicativos de desktop e da Windows Stores, podem haver diferenças na forma como os recursos da plataforma são expostos em cada um dos dois tipos. Para aplicativos desktop, os recursos chave são o Intel® Wireless Display (WiDi)(v)e os recursos de segurança como a Tecnologia antirroubo Intel® e a tecnologia Intel® de proteção de identidade; os gráficos de alta definição estão disponíveis para ambos os tipos de aplicativos. Consulte os recursos abaixo para obter mais informações sobre cada um.

     

    Mais recursos:

     

    No modo Windows UI, os recursos chave são: Conectado em Modo de Espera, Gráficos HD, inserção de informações com a caneta para suportar a câmera e os usos do tablet. Consulte os recursos abaixo para obter mais informações sobre cada um deles:

    Mais recursos:

     

  4. Otimize para obter uma diferenciação visível de desempenho: Os aplicativos de desktop podem ser otimizados para usar ao máximo os recursos do Intel AVX 2.0 e Intel Quick Sync Video na codificação e pós processamento em aplicativos que fazem uso intensivo de recursos visuais e de mídia. Note que o SDK Intel Media e o Intel Quick Sync Video estão disponíveis para uso com aplicativos da Windows Store também.

     

    Mais recursos:

     

  5. Otimize os aplicativos com os recursos do Intel® Perceptual Computing SDK : Os recursos do Intel AVX 2.0 incorporados no processador da 4ªgeração fornecem reconhecimento facial, de voz e outras capacidades interativas que criam usos fascinantes para aplicativos de desktop.

     

    Mais recursos:

     

  6. Otimize o desempenho do aplicativo com as ferramentas Intel®: Experimente o Intel® Composer XE 2013 e o amplificador VTune™ XE 2013 para Windows Desktop. Estes suites fornecem compiladores, Intel® Integrated Performance Primitives e módulos de sub-rotinas Intel® que ajudam a aumentar o desempenho do aplicativo. Você pode também otimizar e garantir o uso futuro prolongado de cargas de trabalho gráficas e de mídia em todas as plataformas da arquitetura Intel com os analisadores de desempenho gráfico Intel® 2013 e o Intel Media SDK, que estão disponíveis tanto para aplicativos desktop quanto para aplicativos da Windows Store.

     

    Mais recursos:

Sobre a autora


Meghana Rao é engenheira de marketing técnico da Divisão de Relações com o Desenvolvedor. Ela ajuda a divulgar as plataformas do Ultrabook™ e do tablet e é autora de vários artigos do Intel® Developer Zone.

 

(i) Processador Intel® Core™ i7-3667U de 3a geração, Gráficos Intel HD 4000, plataforma de design de referência Tacoma Falls 2, 2 memórias DDR3L-1600 de 4 GB, unidade de estado sólido de 120 GB, tela aprimorada de 13,3” com resolução de 1920 x 1080, bateria de 50 Wh, Windows* 8.

Processador Intel® Core™ i7-4650U de 4a geração, Gráficos Intel HD 5000, plataforma de pré produção, 2 memórias DDR3L-1600 de 2 GB, unidade de estado sólido de 120 GB, tela aprimorada de 13,3” com suporte para atualização automática e com resolução de 1920 x 1080, bateria de 50 Wh, Windows* 8.

(ii) Processador Intel® Core™ i7-3687U de 3ª geração, plataforma de design de referência Tacoma Falls 2, Gráficos Intel HD 4000, driver gráfico Intel HD 15.31.3063, 2 memórias DDR3L @ 1600MHz de 2 GB, unidade de estado sólido de 120 GB, tela aprimorada de 13,3” com resolução de 1920 x 1080, bateria de 50 Wh, Windows* 8.

Processadores de 4ª geração Intel® Core™ i7-4770R, plataforma de pré produção, Intel 5200, driver gráfico Intel HD 15.31.3071, 2 memórias DDR3L @ 1600MHz de 2 GB, unidade de estado sólido de 160 GB, Windows* 8.

(iii) Nenhum sistema pode fornecer segurança absoluta sob todas as condições. Esta configuração exige um chipset, um BIOS e um firmware habilitados, um software com criptografia de dados e a ativação do serviço por um provedor de serviços competente. Consulte o fabricante do seu sistema e o provedor de serviços para saber sobre disponibilidade e funcionalidade. Os serviços podem não estar disponíveis em certos países. A Intel não assume nenhuma responsabilidade por dados e/ou sistemas perdidos ou roubados, nem por outros danos resultantes destes serviços. Para obter mais informações, visite o site www.intel.com.br/content/www/br/pt/architecture-and-technology/anti-theft/anti-theft-general-technology.html.

(iv) Nenhum sistema pode fornecer segurança absoluta sob todas as condições. Este recurso exige que o sistema seja habilitado para a tecnologia Intel® de proteção de identidade, incluindo chipset, firmware e software habilitados para o processador Intel® Core™ de 2ª geração ou mais recente  e um site participante. Consulte o fabricante do seu sistema. A Intel não assume nenhuma responsabilidade por dados e/ou sistemas perdidos ou roubados, nem por danos resultantes. Para obter mais informações, visite o site http://ipt.intel.com.

(v) Exige um PC habilitado para Intel® Wireless Display ou um adaptador compatível e uma TV. O playback de 1080p e Blu-ray* ou de outros tipos de conteúdo protegidos, só está disponível em PCs baseados no processador Intel® Core™ de 2ª geração com gráficos integrados habilitados. Consulte o fabricante do seu PC. Para obter mais informações, consulte o site www.intel.com.br/content/www/br/pt/architecture-and-technology/intel-wireless-display.html.

Copyright © 2013 Intel Corporation. Todos os direitos reservados.

*Outros nomes e marcas podem ser propriedades de terceiros.

OpenCL e o logotipo OpenCL são marcas comerciais da Apple Inc e são usadas sob permissão pela Khronos.

Para obtener información más completa sobre las optimizaciones del compilador, consulte nuestro Aviso de optimización.