Intel Software Conference 2013 - São Paulo e Rio de Janeiro

A Intel Software do Brasil realizou em Agosto o Intel Software Conference 2013.

O evento aconteceu no NCC da UNESP (São Paulo) nos dias 6 a 8 de Agosto e no COOPE da UFRJ (Rio de Janeiro) nos dias 12 e 13 de Agosto.
Durante os 5 dias de evento, 228 profissionais ligados à área de Computação Paralela e de Alto Desempenho receberam 40 horas de treinamento, ministradas por profissionais da Intel do Brasil, Estados Unidos e Alemanha. 84 livros "Intel Xeon Phi Coprocessor High Performance Programming" foram distribuídos aos participantes que realizaram o "hand-on" de 2,5 horas, acessando um sistema com mais de 2 TFLOPs de capacidade instalado na UNESP.

Confira logo abaixo os slides das apresentações realizadas.

Computação Paralela: Benefícios e Desafios (Luciano Palma - Intel Brasil)
O paralelismo é fator crítico para o desempenho em tarefas de computação intensa. Discutiremos como obter o máximo desempenho através de paralelismo e os principais pontos de atenção.

Introdução ao coprocessador Intel® Xeon Phi™ (Leonardo Borges - Intel EUA)
O processador Intel® Xeon Phi™ é a mais nova solução Intel para a computação de alto desempenho. Nesta sessão apresentaremos este coprocessador com tecnologia de ponta e com até 61 núcleos de processamento.

Vetorização e Otimização de Código (Luciano Palma - Intel Brasil)
Para tirar proveito do paralelismo, seu código deve estar preparado para usar os recursos mais avançados do hardware, como as extensões para processamento de vetores (AVX).

Identificando Hotspots e Intel® VTune™ Amplifier (Luciano Palma - Intel Brasil)
O Intel® VTune™ Amplifier é uma ferramenta ponderosa que ajuda os desenvolvedores a otimizar seu código, identificando hotspots e mostrando quais partes do código são as mais importantes para aperfeiçoar suas aplicações.

Intel® MPI Library e OpenMP (Werner Krotz-Vogel - Intel Alemanha)
O OpenMP* reduz o esforço necessário para o desenvolvimento de software paralelo. O Intel® MPI permite tirar vantagem de todos os recursos de seu hardware. 

Ferramentas de Desenvolvimento Intel® - Intel® Advisor (Leonardo Borges - Intel EUA)
Introduziremos nesta sessão as ferramentas que ajudam os desenvolvedores a escrever código paralelo eficiente e aumentar a qualidade do código e o desempenho das aplicações.

Ferramentas de Desenvolvimento Intel® - Intel® Inspector (Leonardo Borges - Intel EUA)
Introduziremos nesta sessão as ferramentas que ajudam os desenvolvedores a escrever código paralelo eficiente e aumentar a qualidade do código e o desempenho das aplicações.

Arquitetura do coprocessador Intel® Xeon Phi™ (Luciano Palma - Intel Brasil)
Esta sessão esclarecerá como a Intel implementou 61 núcleos de processamento em um único chip, compartilhando suas caches através de um anel de interconexão de altíssima velocidade e ampliando os registros de vetorização para 512 bits.

Do Multicore ao Manycore: Práticas de Configuração, Compilação e Execução no coprocessador Intel® Xeon Phi™ (Leonardo Borges - Intel EUA)
Uma das principais vantagens da arquitetura do coprocessador Intel® Xeon Phi™ é que desenvolvedores podem migrar rapidamente suas soluções das plataformas multicore x86 existentes para a poderosa plataforma manycore. Esta sessão mostrará como é simples realizar esta evolução.

Intel® VTune™ Amplifier (Leonardo Borges - Intel EUA)
Após escrever código paralelo, é importante verificar se ele está tirando proveito de todos os recursos do hardware. Esta sessão mostrará como identificar hotspots com o VTune™ Amplifier e como agilizar seu processo de otimização de código. (Inclui demonstrações e casos práticos de uso).

Intel® Trace Analyzer e Collector - ITAC (Werner Krotz-Vogel - Intel Alemanha)
O ITAC é uma poderosa ferramenta para entender o comportamento de aplicações MPI. Ele analisa e coleta dados relativos a gargalos e hotspots de desempenho. Esta sessão apresentará a ferramenta e incluirá preciosas dicas sobre scalable process startup, aplicações híbridas OpenMP*/MPI e process/thread pinning. 

Para obtener más información sobre las optimizaciones del compilador, consulte el aviso sobre la optimización.