Resultados do Hackathon da Intel na UNESP

Durante os dias 25 e 26 de Março, o grupo de Software da Intel organizou um Hackathon para o desenvolvimento de apps para dispositivos móveis com HTML5, com foco em apps educacionais. O evento foi realizado na UNESP em São Paulo, e permitiu a participação remota via Internet de desenvolvedores de outros estados e cidades brasileiras.

O evento contou com a participação de 33 desenvolvedores, 7 deles participando remotamente. Tamanha foi a atmosfera de criatividade do evento, que dois jornalistas que estavam lá fazendo a cobertura do evento acabaram trabalhando juntos no desenvolvimento de uma App também. Alguns dos desenvolvedores não tinham nenhuma experiência prévia com HTML5 ou desenvolvimento de Apps para dispositivos móveis.

Na abertura foi feita uma rápida apresentação sobre a tecnologia HTML5 e como ela pode ser usada para gerar aplicativos para diversos dispositivos e plataformas móveis, e sobre algumas ferramentas e serviços gratuitos da Intel que auxiliam bastante o desenvolvimento, depuração, testes e empacotamento dos aplicativos em apps nativos para as diversas plataformas. Foram apresentadas ainda as APIs existentes para o desenvolvimento de aplicativos, APIs que se integram ao HTML5 e que permitem acesso à recursos nativos dos dispositivos (como câmera, sensores e arquivos).

Após a abertura, durante uma sessão de brainstorm foi realizada e surgiram ideias para o desenvolvimento de 23 aplicativos. Os participantes se reuniram e discutiram ideias sobre cada um deles e foram formados 10 grupos de trabalhos, que desenvolveram 8 Apps durante o restante do evento, alguns deles com desafios técnicos e complexidade acima da média para o tempo disponível. Mas com muita criatividade e colaboração, os desafios foram todos contornados e alguns grupos que participaram do evento, manifestaram interesse em dar continuidade ao desenvolvimento das Apps.

Abaixo segue um breve descritivo de cada App desenvolvida, bem como os links para o acesso ao código fonte dos Apps de 5 projetos.

PBL Manager

Organizador de atividades em grupos focados no método de ensino PBL. PBL (Problem Based Learning) é um método de aprendizado baseado em problemas, que possuem tarefas que precisam ser executadas e o aplicativo permite cadastrar os usuários que irão realizar as tarefas, e faz o controle delas. 

Autores: Idmar Ramos Junior, Bruno Orlandi, Lucas Nóbrega, Fábio Neto, Lemoel Roberto, Victor Santos, Edmilson Gonçalves.

Código do projeto disponível aqui.

LousaShare

Aplicativo cliente servidor que permite fotografar as lousas durante as aulas, categorizando as fotografias segundo as disciplinas. As imagens são armazenadas remotamente em um servidor e outros alunos da sala podem consultar as fotos das aulas por disciplina.

Autores: Érica Mitsuishi, Elaine Fabiola Soares, Rogério Marques, Tiago Penha Pedroso, Eriksen Costa, Thiago Carpi.

Código do projeto disponível aqui.

Livro Interativo

Prova de conceito de um livro eletrônico de matemática sobre a Fórmula de Bhaskara com um aplicativo HTML5 embutido, que resolve equações de primeiro e segund grau. O aplicativo utilizado foi desenvolvido no Hackathon da Intel na UNICAMP (ASB) e o livro eletrônico está no formato ePUB versão 3.0.

Autores: Jomar Silva, Ricardo Panaggio e Eduardo Carrara.

eBook interativo disponível aqui.

Turtle5

Um interpretador da linguagem LOGO em HTML5 para dispositivos móveis. Desenvolvido baseado no software JSLogo.

Autores: Ricardo Panaggio, Felipe Pedroso, Marcos Martinewski Alves.

Código do projeto disponível aqui.

AulaSync

Apresenta em um dispositivo móvel ou TV inteligente, um vídeo gravado de aula sincronizado com uma apresentação, para utilização em cursos á distância.

Desenvolvedores: Angelo Grossi e Daniel Carnelossi.

CoLorZ

App para auxiliar o aprendizado de cores por crianças alfabetizadas, onde a criança deve tocar a cor correta, e o número de acertos é contabilizado pelo placar.

Autor: Eduardo Carrara.

Código do projeto disponível aqui.

SinTáxi

App faz a análise sintática de uma uma sentença ou frase, à partir da escolha de verbos feita pelo usuário. Na versão inicial foi planejada para que ele indique o sujeito e o predicado, e no caso do sujeito dizer se é simples, composto, definido, indefinido.

Autores: Aline Arielo e Gustavo Vieira e Silva.

Checklist App

Aplicativo para montar listas rápidas personalizáveis podendo ser compartilhadas. Na continuidade do projeto, pretende-se montar uma rede social de Checklists, para que os usuários do app possam compartilhar listas entre si.

Autor: João Gabriel Lima.

Para se manter informado sobre os próximos Hackathons da Intel no Brasil, acompanhe este blog, a comunidade HTML5 no Intel Developer Zone, nossa página no Facebook ou o grupo Hackathon Intel HTML5 no Facebook.

Para obtener más información sobre las optimizaciones del compilador, consulte el aviso sobre la optimización.