Lançada a comunidade de HTML5 no Intel Developer Zone no Brasil

É com imensa satisfação que anuncio a criação da comunidade de desenvolvimento de apps com HTML5 no Intel Developer Zone, com todo o conteúdo disponibilizado em Português.

São diversos artigos com informações técnicas e dicas valiosas para ajudar aqueles que possuem apenas conhecimentos básicos em HTML, CSS e JavaScript a aprender com rapidez e efetividade tudo o que precisam para iniciar o desenvolvimento de aplicativos móveis em plataforma cruzada utilizando HTML5.

Com a utilização de HTML5 e de uma API em Open Source chamada Apache Cordova (anteriormente conhecida como PhoneGap), você pode empacotar seu App em HTML5 como um app nativo para diversos sistemas operacionais existentes em dispositivos móveis, incluíndo o Android*, iOS* e Windows* 8. Este aplicativos, chamados de aplicativos web híbridos, te permitem obter os benefícios da portabilidade, simplicidade e flexibilidade do HTML5 ao mesmo tempo que possibilitam o acesso a recursos nativos dos dispositivos, como acelerômetro, GPS, câmera e biblioteca de mídia, entre outros. E o melhor de tudo: um único código fonte rodando em múltiplas plataformas.

Se você quer começar a desenvolver aplicativos e não sabe por onde começar, sugiro a leitura deste artigo que explica como criar apps em plataforma cruzada usando HTML5. Existem ainda dois artigos interessantes, que explicam os fundamentos de dois frameworks em Open Source para desenvolvimento de apps HTML5 amplamente utilizados, o jQuery e o jQuery Mobile. Para quem já experimentou o desenvolvimento com HTML5 e ficou um pouco perdido com os métodos usados para depurar as aplicações, este artigo descreve melhores práticas para a depuração de apps HTML5.

Além desta quantidade enorme de informação, o portal conta ainda com uma ferramenta na nuvem chamada Intel® HTML5 Development Environment, que é uma IDE completa na nuvem para desenvolvimento e depuração de apps HTML5. Este artigo te dá mais informações para começar a utilizar a ferramenta e este aqui contém informações importantes sobre o Emulador de Dispositivos existente nela. Sim, é isso mesmo que você leu: um Emulador de Dispositivos na nuvem, que roda dentro do seu navegador e te permite emular diversos eventos de um dispositivo móvel, com suporte a diversos tamanhos e orientação de tela. Se você já passou pelo lento processo de depuração de um app HTML5 em um dispositivo real (altera o código, gera o binário, transfere para o dispositivo para finalmente descobrir aquele erro primário e ter que começar o processo todo novamente), vai se impressionar em como o Emulador pode te ajudar com isso. A ferramenta ainda é um Beta e após se cadastrar no Intel Developer Zone você pode solicitar o acesso a ela clicando aqui. E o melhor de tudo: é gratuita e te permite acessar repositórios externos de código, como o GitHub, além de acessar uma grande biblioteca de códigos de exemplo.

O portal conta ainda com diversos exemplos de utilização das APIs do Cordova para poder tirar o máximo dos dispositivos móveis. Além de simplificados, todos eles disponibilizam o código fonte, para que você possa estudar e aprender. Existem exemplos mostrando como acessar a bússola, o GPS, a câmera e recursos de mídia, entre outros. Um que me deu saudades dos tempos de universidade foi este aqui que resolve a Torre de Hanói (e se você é nerd de verdade, sabe bem do que estou falando). Além de implementar a solução para este quebra cabeças, gosto deste exemplo pois ele implementa uma solução muito interessante para a criação de uma interface gráfica que seja facilmente adaptável em diversos tamanhos e orientações de tela. Se você for maníaco por estourar bolhas de plástico bolha, não visite este exemplo aqui... bem, eu avisei para não visitar !

Se tiver dúvidas sobre o desenvolvimento, sobre a Intel® HTML5 Development Environment ou se quiser compartilhar seus conhecimentos e experiências com o desenvolvimento de apps HTML5, temos também o fórum para desenvolvedores, um espaço ideal para estas discussões, em Português. Se você anda cansado de encontrar a solução para o que precisa e não conseguir entender o que está ali por não entender bem outros idiomas, este é o espaço para construirmos nossa própria base de conhecimentos sobre o desenvolvimento de Apps em HTML5 no nosso idioma !

Da documentação que te ajuda a dar os primeiros passos no mundo dos Apps HTML5, passando por uma IDE baseada na nuvem para o desenvolvimento, depuração e testes dos Apps, chegando a um fórum de discussões em Português, fico pensando aqui qual a desculpa que você vai se dar agora para não começar a desenvolver seus próprios Apps... Quem sabe esta ideia aí que está te martelando a cabeça há alguns meses não vai te tornar o próximo milionário da Internet ?

Sou Jomar Silva, o Community Manager de HTML5 do grupo de Software da Intel no Brasil. Seja bem vindo, e divirta-se... H4ppy H4ck1ng !

Para obtener más información sobre las optimizaciones del compilador, consulte el aviso sobre la optimización.