Novo Android 4.2.2 em Arquitetura Intel Suporta Dual Boot com Windows 8

Uma versão de desenvolvimento do SO Android* em Arquitetura Intel (IA) foi lançada recentemente no portal 01.org (https://01.org/android-ia/downloads/2013/android-4.2.2r1-ia0). Essa versão inclui o SO Android na versão 4.2.2, Kernel Linux 3.8 e suporte a dual boot com o Windows 8 em sistemas com UEFI. A nova release do Android também tem suporte a módulos de kernel assinados. Por ser uma versão pré-alfa, ainda se encontra num estágio instável e pouco otimizado. Agora que você foi avisado, use ao seu próprio risco, mas divirta-se com as possibilidades.

 Principais características:

    * Boot por UEFI (Boot por BIOS não é suportado)
    * Android Jelly Bean 4.2.2
    * Kernel Linux versão 3.8.0
    * Instalador interativo
    * Módulos de kernel assinados

A partir dessa release, Android-IA suporta apenas boot em modo UEFI. Para iniciar o instalador você deve habilitar UEFI através do menu da sua BIOS. Após baixar o arquivo de instalação, por favor, leia o Guia de Instalação.

Adicionalmente, o instalador foi estendido para suportar dual boot em máquinas com Windows 8. Obtivemos sucesso em diversos dispositivos, mas se quiser fazer esse processo, tenha os seguintes pontos em mente:

  • Testamos apenas em computadores com Windows 8 através de instalação EFI. Dual boot não é suportado com sistemas antigos de BIOS. Por exemplo, o Windows 8 instalado por padrão no Acer W700 está em modo EFI.
  • Faça backup de todos os seus dados! Como toda instalação de sistema operacional, dados podem ser perdidos durante o processo.
  • Se o seu dispositivo não tiver nenhum software instalado, primeiro instale o Windows 8, apagando todas as partições existentes em seu HD.
  • O instalador automático tem uma política na qual caso uma versão de Windows 8 EFI seja detectada, ela não será destruída. O instalador vai tentar usar uma área não particionada ou substituir uma versão de Android já existente. Uma vez que você já tenha o dual boot, a versão de Android atual será atualizada caso você não queira usar a atualização por FASTBOOT ou por OTA.
  • Caso uma versão de Windows 8 seja detectada, o sistema pergunta se você deseja usar dual boot ou remover o Windows 8. Caso deseje remover o Windows 8, seu disco será formatado.
  • É possível também redimensionar a partição de dados do Windows 8 caso precise aumentar a área para instalação do Android, isso é feito através da ferramenta ntfsresize. Após redimensionar o disco, o próximo ciclo de boot do Windows requer uma reparação de disco, isso é normal.
  • A interface de linha de comando ainda está bem crua, mas vai passar por melhorias nas próximas versões.

O código fonte para essa release está disponível através do repo usando-se o branch android-4.2.2_r1-ia0. Maiores detalhes sobre como usar repo, arquivos manifest e o código fonte estão disponíveis na página dos desenvolvedores.

Pour de plus amples informations sur les optimisations de compilation, consultez notre Avertissement concernant les optimisations.
Étiquettes: