Ideias selecionadas para a primeira fase do Perceptual Challenge - Parte 2 (11-20)

Depois de muitas ideias boas submetidas e de muito trabalho para julgar todas (afinal foram 103 propostas), segue abaixo a segunda parte da lista de ideias que foram selecionadas. Meus parabéns aos participantes.


Participante: Alexandre Ribeiro da Silva

Nome da ideia: Real Kite

Descrição:

O jogo Real Kite tem por objetivo simular a brincadeira de empinar pipa. Controle sua pipa utilizando os mesmos gestos que faria ao ar livre. Entre em batalhas com outras pipas. Tente cortar e capturar a pipa do oponente para sua coleção. A proposta do jogo é trazer um visual artístico e nostálgico, explorando esta cultura que se encontra em todo o mundo.


Participante: Leonardo Cassuriaga Lima / Gradium Marketing Support

Nome da ideia: Unicon

Descrição:

O “Unicon” é um aplicação de Perceptual Computing criada para ampliar acessibilidade de pessoas Surdas aos sistemas públicos de saúde,possibilitando a comunicação básica na Linguagem Brasileira de Sinas (Libras) mesmo nos casos onde nenhum profissional de Saúde possui proficiência na língua. Através de uma biblioteca de expressões mais utilizadas em acolhimentos e consultas médicas, a aplicação traduz os sinais do usuário Surdo captados pela câmera Perceptual Computing e fornece as possibilidades de resposta em sinais para o Professional encarregado do atendimento. Isso amplia as possibilidades de comunicação para o Usuário Surdo que hoje ficam restritas a Escrita (sendo que muitos são analfabetos) ou a um entendimento parcial através de gestos.


Participante: Daniel Paz

Nome da ideia: Fantoches

Descrição:

Fantoches é um aplicativo lúdico-educacional que potencializa narrativas em tempo real através da interação do contador de histórias com elementos digitais audiovisuais. Além da manipulação dos personagens pelas mãos e voz, tradicionalmente utilizada na contação de histórias com bonecos, o Fantoches possibilita ao narrador articular vários elementos digitais de forma interativa, caracterizando diferentes personagens, objetos de cena e ambientes. Para criar experiências ainda mais atrativas, o narrador pode alterar digitalmente sua própria voz e assim caracterizar personagens e expandir a sonoplastia da história, estimulando a criatividade dos experimentadores. Ao incorporar elementos virtuais e físicos, o Fantoches permite criar narrativas imersivas com realidade aumentada tendo suas características visuais e sonoras amplificadas no mesmo instante em que a história é contada.


Participante: Renato Oliveira

Nome da ideia: EducAR

Descrição:

Com base em diversas pesquisas sobre o déficit educacional e como contornar esse claro problema, surgiu o projeto EducAR. O projeto, da RApp’s Studio, é uma ferramenta inovadora de apoio ao ensino. A intenção é fazer com que os alunos possam aprofundar, disseminar e interagir em um ambiente digital, coletivo e gamificado onde aborda o assunto que foi ou irá ser tratado em sala de aula, para despertar o interesse e reforçar o aprendizado, integrando ao ensino tradicional uma nova forma de aprendizagem. O EducAR trata-se de um game educacional, todo baseado na tecnologia de Realidade Aumentada (R.A.) que proporciona uma maior imersão, já que é possível até mesmo interagir com as imagens virtuais através de objetos reais.


Participante: Rodrigo Martins de Souza

Nome da ideia: LaborePlus

Descrição:

LaborePlus é uma aplicação que auxilia usuários de computador a realizar atividades básicas de ginástica laboral com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo. O aplicativo utiliza a API Perceptual da Intel para reconhecimento dos movimentos do corpo durante os exercícios, além de fazer isso com uma abordagem gamificada para engajar os usuários a continuarem tais atividades. LaborePlus usa um sistema de feedback on-line, onde os usuários podem obter informações sobre seu desempenho, ver recordes, sua posição no ranking e suas conquistas, para tornar a experiência do usuário interessante e estimular a prática da ginástica laboral em prol da saúde das pessoas. 


Participante: Antonio Carlos Santos Thiele

Nome da ideia: DIn3D

Descrição:

DIn3D é um software de modelagem tridimensional para profissionais, estudantes e aficionados com um certo conhecimento de escultura 3D, que buscam uma nova maneira de interagir com o ambiente de trabalho virtual. Esta nova fora de interação vem da possibilidade de modelar através das mãos, onde o usuário habilita os comandos por meio de gestos. Outra diferença está na visualização do modelo, já que a câmera do programa interage como se fosse a cabeça do usuário, acompanhando os movimentos feitos por ele.


Participante: Fabio dos Santos Gonçalves

Nome da ideia: GeoBook - Um Jogo para o Ensino da Geometria através da RA

Descrição:

O GeoBook é um jogo educacional voltado para o ensino da Geometria, onde a ideia principal é apresentar uma série de desafios lógicos/geométricos onde o jogador terá que manipular as formas geométricas, através da Realidade Aumentada, para obter as respostas e assim avançar para a próximas fase.


Participante: Kevin Manoel Guimaraes

Nome da ideia: Braço robótico

Descrição:

A ideia do braço robótico é construir um braço que possa ser controlado utilizando a câmera creative juntamente com o SDK da intel. Como a câmera consegue reconhecer muito bem as mãos, a principio tentara ser feito somente a mão. Essa mão sera feita com motores pequenos, fazendo com que você possa controlar cada dedo individualmente. Para controlar esses motores sera feita uma comunicação via  USB com um microcontrolador. Com essa primeira parte concluída, vamos tentar adicionar coisas nessa mão, tentando fazer com que o ultimo protótipo simule um braço humano, com todas as articulações.


Participante: ProDeaf Tecnologias assistivas

Nome da ideia: ProDeaf - Tradução de Libras Português

Descrição:

O ProDeaf é uma plataforma de tradução entre a Língua Portuguesa e Libras - a Língua Brasileira de Sinais, com o objetivo de ajudar a comunicação entre Surdos e ouvintes. Cada um dos softwares da plataforma ProDeaf é melhor adequado para um cenário onde deseja-se promover acessibilidade para surdos. Os softwares  ProDeaf permitem que qualquer tipo de conteúdo disponível em português se torne acessível em Libras, e está em fase de pesquisa a ferramenta para realizar a tradução de Libras para português. Uma das etapas desta pesquisa envolverá justamente analisar a viabilidade de uso da Intel® Perceptual Computing SDK para efetuar o reconhecimento gestual do interlocutor em Libras com precisão.


Participante: Pedro Henrique Cacique Braga

Nome da ideia: Imagine 3D

Descrição:

O Imagine 3D é um aplicativo para criação de ambientes virtuais 3D. Por meio de gestos simples, o usuário pode desenhar uma forma geométrica e transformá-la em um objeto sólido tridimensional. O sistema abrange extrusões simples, circulares e complexas, permitindo ao usuário criar qualquer objeto simétrico ou não. Além de criar o ambiente, pode-se também aplicar a ele propriedades físicas como gravidade e outras forças de interação. Experimentos práticos de Física Mecânica podem ser facilmente reproduzidos em qualquer lugar. Com um pouco de imaginação, até mesmo jogos interativos podem ser criados facilmente.

Pour de plus amples informations sur les optimisations de compilation, consultez notre Avertissement concernant les optimisations.