Ideias selecionadas para a primeira fase do Perceptual Challenge - Parte 3 (21-30)

Depois de muitas ideias boas submetidas e de muito trabalho para julgar todas (afinal foram 103 propostas), segue abaixo a terceira parte da lista de ideias que foram selecionadas. Meus parabéns aos participantes.


Participante: Top Hint Solutions – Consultoria em Tecnologia e Finanças LTDA

Nome da ideia: Teste de Flexibilidade da Articulação Coxo-Femoral 

Descrição:

A flexibilidade corporal está diretamente relacionada à realização de tarefas simples do dia-a-dia e à manutenção da autonomia do individuo. Profissionais da área de saúde precisam por diversas razões medir o grau de flexibilidade do paciente, para poder tratá-lo de forma adequada. Atualmente existem diversos testes que permitem medir o grau de flexibilidade de uma pessoa. A nossa aplicação “Teste de Flexibilidade da Articulação Coxo-Femoral”, tem o objetivo de automatizar e facilitar a aplicação do Teste de Wells, que é muito comum em consultórios médicos e academias de ginastica. Através da Computação Perceptual, todos os gestos do paciente serão analisados e os resultados do teste serão obtidos e registrados em tempo real.


Participante: Juliano Marcos Martins

Nome da ideia: Human Focus

Descrição:

O aplicativo usa a biometria facial para identificação de usuário e calcula o nível de atenção do mesmo ao executar determinadas  tarefas mediadas por computador.


Participante: Fashion.me

Nome da ideia: Fashion.me View

Descrição:

Moda é imagem. Imagem que causa impacto, que gera desejo, que vende. Imagem  que transmite informação. Se a ideia é levar informação precisa, detalhes deixam de ser meros... bem, detalhes. Eles são imprescindíveis para contar uma história. Quanto mais se puder ver, quanto maior a resolução – do look, da maquiagem, do acessório –, maior o impacto. E quanto mais fácil, curto, intuitivo e divertido for o caminho para que se chegue a esses detalhes, melhor. O Fashion.me View,  ferramenta desenvolvida pelo Fashion.me, graças ao Intel® Perceptual Computing SDK amplia, passa, movimenta imagens lendo os seus gestos. Fácil, orgânico, simples. A ferramenta pode ser usada em espaços públicos em  telas grandes, o que deixa toda a experiência ainda mais rica. E sedutora.


Participante: Vinicius Senger

Nome da ideia: Visual Phone

Descrição:

Desenvolvimento de um telefone celular que utiliza os dedos e gestos para discar no lugar do teclado.


Participante: Gabriel de Souza Pereira Moreira

Nome da ideia: GeoCrazy

Descrição:

Adaptação de um jogo educativo para aprendizado de história e geografia. Baseia-se em localizar em um mapa capitais famosas, locais mundialmente conhecidos e eventos históricos. Dinâmica do jogo totalmente baseada em Natural User Interface. Este jogo já foi prototipado utilizando o MS Kinect e o Leap Motion.


Participante: Mauro Pichiliani

Nome da ideia: DoubleHands

Descrição:

O projeto DoubleHands fornece um ambiente para fisioterapeutas e psicólogos tratarem as dores decorrentes da síndrome do membro fantasma, em particular com pacientes que tiveram uma de suas mãos ou braços amputados. O objetivo do projeto DoubleHands é rastrear a posição do tronco e de uma das mão do usuário. A partir deste rastreamento será criada uma mão virtual (um objeto 3D) que será posicionada no lugar onde a mão amputada estaria presente. Além de replicar os movimentos dos dedos e da mão física na mão virtual, o projeto irá explorar a possibilidade de reconhecimento de gestos da mão física que podem gerar gestos na mão virtual. 


Participante: Daniel Vasques da Silva

Nome da ideia: Reabilitive

Descrição:

A proposta é de um jogo virtual para auxilio na sessão de fisioterapia que utilize a camêra Intel® Perceptual Computing. O foco do jogo são pacientes que necessitem de fisioterapia para a mão e os dedos, podendo ser

utilizado por portadores de distrofia muscular, que possuem os movimento bastante afetados, sendo possível apenas os movimentos dos dedos e pequenos movimentos da mão.


Participante: Anderson Bergamini Sensolo

Nome da ideia: Vitrine Interativa

Descrição:

A ideia consiste em acoplar a câmera a um televisor grande (42 polegadas ou similar) para realizar a exibição de produtos que estão disponíveis em estabelecimentos comerciais, e permitir que o usuário interaja com o sistema através de gestos para acessar informações sobre um produto em particular.


Participante: Pedro Casagrande de Campos

Nome da ideia: Interactive Kanban Board

Descrição:

Nas metodologias de desenvolvimento ágeis um fator crítico de sucesso é a integração e a comunicação entre os envolvidos em projeto, principalmente a equipe de desenvolvimento. Pensando nisto foram propostos vários processos onde o time deve ser reunir em volta de painéis em que o estágio atual do projeto está representado. O Interactive Kanban Board é uma forma de adicionar um valor maior à comunicação ao mesmo tempo que as tarefas representadas são usadas para a execução do projeto. O IKB utiliza às ultimas tecnologias de detecção de gestos e reconhecimento de faces aliadas com os conceitos de BYOD para aproveitar ao máximo as metodologias ágeis de desenvolvimento.


Participante: Alexandre Winetzki

Nome da ideia: Pro Construtor

Descrição:

A idéia é integrar a aplicação a sistemas de CAD ( computer aided design ) como o Auto-Cad da Adobe e o Sketch Up do Google e permitir o uso de gestos para navegar pelas telas e desenvolver projetos de móveis, imóveis e decoração.

Pour de plus amples informations sur les optimisations de compilation, consultez notre Avertissement concernant les optimisations.