Os Quatro Vetores do Desenvolvimento para Ultrabooks™

Os Ultrabooks™ trazem recursos que levam a computação pessoal para outro nível. Seus processadores Intel Core i3-i7 proporcionam desempenho e economia de energia que causam inveja na geração atual das plataformas móveis. Seja na conectividade, jogos, entretenimento ou aplicações sensíveis ao contexto, os Ultrabooks são a escolha ideal. Com sua tela de toque embutida, sensores e processadores gráficos, os Ultrabooks colocam a sua disposição uma variedade de formas de interação nunca antes imaginadas.

Para desenvolvedores de aplicações, Ultrabooks com Windows 8* abrem um mundo de possibilidades. Se você é um desenvolvedor iniciante procurando escrever aplicações ou possui uma aplicação que você deseja portar para Ultrabooks, este artigo provê os recursos necessários para se beneficiar dos quatro vetores da plataforma que juntos fazem todo o resto parecer antiquado.

Os vetores diferenciais dos Ultrabooks

Touch e sensores, gráficos, eficiência energética e performance são os vetores dominantes dos Ultrabooks que os tornam dispositivos diferenciados. Cada um tem seus próprios benefícios e desafios que os desenvolvedores de aplicações devem aprender para saber como aproveitá-los da melhor maneira. A Comunidade de Ultrabooks é uma parada obrigatória para encontrar recursos valiosos para desenvolver aplicativos que são otimizados para performance e experiência nesses dispositivos. Nas seções a seguir, você encontrará recursos categorizados que você pode precisar desde o design de uma aplicação até as múltiplas fases do desenvolvimento de software para aproveitar dos benefícios que os Ultrabooks provêem.

Toque e Sensores

Ao contrário dos métodos convencionais de entrada, habilitar uma aplicação para toque envolve re-imaginar o design da aplicação para melhorar a experiência do usuário. O Windows 8 provê gestos multi-toque padrão que vão trazer vida nova para sua aplicação adicionando elementos interativos fluídos e naturais.

Os Ultrabooks também vem equipados com uma série de sensores como GPS, Acelerômetro, Sensores de Orientação, Inclinômetro e sensores de luz ambiente (ALS). Jogos e aplicações de entretenimento podem usar essas características do hardware para chamar a atenção de sua audiência de maneiras muito criativas. Por exemplo, você pode projetar uma interface de usuário dinâmica baseada na orientação do dispositivo, prover sensibilidade ao contexto através do sensor de luminosidade para escurecer ou clarear a tela de acordo com a luz ambiente ou usar um acelerômetro para controlar a navegação em um jogo. Nesta seção estão os recursos que você precisará para habilitar as capacidades de toque e sensores em sua aplicação.

Recursos para Touch e Sensores

Eficiência Energética

Os Ultrabooks são construídos para ter eficiência energética e provêem mais de seis horas de autonomia. Mas é errado acreditar que o gerenciamento de energia é de responsabilidade do hardware sozinho, o papel do software também é crucial colaborando para que seu Ultrabook utilize energia eficientemente. Uma aplicação que não é projetada para se beneficiar das características de economia de energia do hardware pode drenar a bateria em mais maneiras do que se pode imaginar. Esta seção introduz conceitos como desenvolvimento de “Código Verde”,  critérios de software para eficiência energética e também provê ferramentas e recursos para ajudar você a desenvolver e escrever aplicações que utilizam energia de forma eficiente.

Recursos para Eficiência Energética e Desenvolvimento de “Código Verde”

Performance

Os Ultrabooks são projetados para performance e mobilidade. Estes dispositivos são perfeitos para jogos, filmes, leitura e redes sociais. Eficiência energética e performance caminham de mãos dadas e o software tem um papel crucial neste balanceamento. Projetando sua aplicação para trabalhar com um desempenho ideal garante que seu dispositivo conserve energia e que sua bateria dure mais.

Os Ultrabooks são construídos com a terceira geração Intel® Core™ que possuem a tecnologia Intel® Hyper-Threading habilitada. A arquitetura multi-core permite os desenvolvedores tirar proveito da capacidade de processamento através da programação paralela. O processador gráfico permite o balanceamento de carga e melhora na performance enquanto conserva energia. Enquanto teoricamente parece simples, projetar aplicações para trabalhar com a performance ideal requer uma análise cuidadosa. Esta seção introduz conceitos como otimização paralela, um guia para desenvolvimento de aplicações multi-threads e provê recursos e ferramentas que ajudam desenvolvedores descobrir e reduzir gargalos de performance e melhorar a eficiência energética.

Recursos para melhorar a performance de aplicações em Ultrabooks™

Gráficos

Todos Ultrabooks vêm com processadores Intel Core. Esta microarquitetura inclue o Intel®HD Graphics, o que significa que CPU e GPU estão no mesmo chip. Aplicações gráficas e jogos podem agora se beneficiar do poder e performance que esta microarquitetura proporciona. Quando combinado com as capacidades de toque e sensores dos Ultrabooks, os jogos e aplicações gráficas têm a sua disposição uma variedade de formas de interação nunca antes imaginadas. Você pode aprender mais sobre a arquitetura do processador Intel Core, técnicas de portabilidade e boas práticas para desenvolvimento de jogos e gráficos utilizando várias interfaces de programação como o DirectX*. Você também tem a sua disposição uma gama inteira de ferramentas da Intel® que irão te ajudar a projetar e desenvolver aplicações gráficas que se beneficiam completamente do hardware do Ultrabook.

Recursos para o desenvolvimento de aplicações gráficas para Ultrabooks

Com todos esses recursos em mãos, agora você está pronto para desenvolver aplicações para Ultrabooks que fazem todas outras coisas parecerem antiquadas!

Intel, Ultrabook, Core, and the Intel logo are trademarks of Intel Corporation in the US and/or other countries.

Copyright © 2012 Intel Corporation. All rights reserved.

*Other names and brands may be claimed as the property of others.

Per informazioni più dettagliate sulle ottimizzazioni basate su compilatore, vedere il nostro Avviso sull'ottimizzazione.