Vencedores do Perceptual Challenge Brasil

Após meses de seleção, desenvolvimento e muito trabalho, finalmente vamos conhecer os vencedores do Perceptual Challenge Brasil. Foram 103 idéias submetidas, 30 idéias selecionadas e 15 submissões de aplicativos. As submissões foram avaliadas durante o SBGames 2013 por uma banca de juízes formada por membros da comunidade, jornalistas, professores e funcionários da Intel. Sem mais delongas, seguem os vencedores:

#1 - Real Kite

O jogo Real Kite tem por objetivo simular a brincadeira de empinar pipa. Controle sua pipa utilizando os mesmos gestos que faria ao ar livre. Entre em batalhas com outras pipas. Tente cortar e capturar a pipa do oponente para sua coleção. A proposta do jogo é trazer um visual artístico e nostálgico, explorando esta cultura que se encontra em todo o mundo. Desenvolvido pelo Alexandre Ribeiro da Silva da Animagames.

#2 - Mão Robótica

A ideia consiste em analizar os movimentos da mão usando as informações do SDK e enviar as informações para uma mão robótica controlada por Arduino, fazendo com que ela replique o movimento através de servomotores. Desenvolvido por Kevin Manoel Guimarães.

#3 - THSFlex

O THSFlex é um aplicativo que pretende facilitar a vida dos profissionais que trabalham com avaliações físicas. Atualmente, hospitais, academias e centros de reabilitação são exemplos de locais que realizam avaliações físicas para os mais diversos fins. Todos nós desejamos ter uma boa saúde e uma excelente qualidade de vida. Para isso, não podemos ter limitações em nossos movimentos corporais. Dentro desse contexto, a flexibilidade é um parâmetro essencial. Utilizando tecnologia de ponta e o conceito de computação perceptiva, onde os gestos e os movimentos do usuário são monitorados durante o uso do software, o THSFlex permite avaliar a flexibilidade de forma simples e direta. Desenvolvida pelo pessoal da Top Hint Solutions, sob a coordenação do Prof. Dr. Ricardo da Silva Braga.

#4 - Fusion4D

Fusion4D é uma interface 3D na qual o usuário interage com os objetos virtuais como se estivessem realmente em suas mãos, podendo girar, aumentar, explodir em detalhes e até mesmo ver como os objetos seriam no passado e no futuro. O projeto traz como grande inovação a facilidade de uso: o usuário só precisa usar os óculos 3D, comandos de voz e as mãos para manipular o objeto, sem nenhum acessório na mão como mouse ou joystick. Desenvolvido por Keila Keiko Matsumura e Roberto Sonnino. Mais informações em: http://www.interlab.pcs.poli.usp.br/fusion4d/

#5 - EducAR

Com base em diversas pesquisas sobre o déficit educacional e como contornar esse claro problema, surgiu o projeto EducAR. O projeto, da RApp’s Studio, é uma ferramenta inovadora de apoio ao ensino. A intenção é fazer com que os alunos possam aprofundar, disseminar e interagir em um ambiente digital, coletivo e gamificado onde aborda o assunto que foi ou irá ser tratado em sala de aula, para despertar o interesse e reforçar o aprendizado, integrando ao ensino tradicional uma nova forma de aprendizagem. O EducAR trata-se de um game educacional, todo baseado na tecnologia de Realidade Aumentada (R.A.) que proporciona uma maior imersão, já que é possível até mesmo interagir com as imagens virtuais através de objetos reais. Desenvolvido pelo pessoal da RApp's Studio.

#6 - DIn3D

DIn3D é um software de modelagem tridimensional para profissionais, estudantes e aficionados com um certo conhecimento de escultura 3D, que buscam uma nova maneira de interagir com o ambiente de trabalho virtual. Esta nova fora de interação vem da possibilidade de modelar através das mãos, onde o usuário habilita os comandos por meio de gestos. Outra diferença está na visualização do modelo, já que a câmera do programa interage como se fosse a cabeça do usuário, acompanhando os movimentos feitos por ele. Desenvolvido por Antonio Carlos Santos Thiele. Saiba mais em: https://www.facebook.com/din3d

#7 - Badaboom

“Badaboom” é um jogo rítmico 2D que permite ao usuário utilizar tambores virtuais para avançar no jogo e comandar seu personagem. Com uma temática tribal e com aspectos visuais que remetem a lutas indigenas, o jogador deverá fazer movimentos com suas mãos para enviar mensagens ao avatar que avançará em um plano 2D enfrentando diversos desafios. Desenvolvido por Pedro Monteiro Kayatt da Naked Monkey.

#8 - Corda Bamba

Corda bamba é um jogo que deve utilizar da precisão de captura da Intel Perceptual para proporcionar uma jogabilidade desafiadora e agradável. O Jogador deverá manipular um personagem que anda sobre uma corda bamba controlada pelos dedos do jogador, capturados pela Intel Perceptual. O objetivo é controlar o equilíbrio do jogador sobre a corda inclinando-a e faze-lo desviar de objetos que vão caindo na tela e desta forma, incrementando sua pontuação. O jogo será baseado em pontuação máxima, desta forma, não tendo um final específico, mas um ponto máximo que poderá ser alcançado pelo jogador.  A cada nível conquistado, maior será a quantidade de objetos para o equilibrista deverá desviar e conforme o tempo que o jogador permanecer desviando dos obstáculos, maior será sua pontuação. Desenvolvido por Glauco Belini Ramos Filho e Lucas Oliveira da Smyowl.

#9 - Geo Crazy

Adaptação de um jogo educativo para aprendizado de história e geografia. Baseia-se em localizar em um mapa capitais famosas, locais mundialmente conhecidos e eventos históricos. Dinâmica do jogo totalmente baseada em Natural User Interface. Este jogo já foi prototipado utilizando o MS Kinect e o Leap Motion. Desenvolvido por Gabriel de Souza Pereira Moreira e Vinicius Machuca. Mais informações em: http://www.geocrazy.net/intel/

#10 - Double Hands

O projeto DoubleHands fornece um ambiente para fisioterapeutas e psicólogos tratarem as dores decorrentes da síndrome do membro fantasma, em particular com pacientes que tiveram uma de suas mãos ou braços amputados. O objetivo do projeto DoubleHands é rastrear a posição do tronco e de uma das mão do usuário. A partir deste rastreamento será criada uma mão virtual (um objeto 3D) que será posicionada no lugar onde a mão amputada estaria presente. Além de replicar os movimentos dos dedos e da mão física na mão virtual, o projeto irá explorar a possibilidade de reconhecimento de gestos da mão física que podem gerar gestos na mão virtual. Desenvolvido por Mauro Carlos Pichiliani.

Quero agradecer a todos participantes e pessoas envolvidas no concurso. Com os resultados, colocamos cada vez mais o Brasil no mapa de competições e concursos internacionais. Fique atento a novidades, eventos e concursos acompanhando o Facebook e os blogs da Intel Software do Brasil.

Пожалуйста, обратитесь к странице Уведомление об оптимизации для более подробной информации относительно производительности и оптимизации в программных продуктах компании Intel.
Возможность комментирования русскоязычного контента была отключена. Узнать подробнее.