Para os desenvolvedores de Ultrabook, com um grande poder vem uma grande responsabilidade

O artigo a seguir foi subsidiado pela Intel e criado por Zebra Partners.

Frequentemente considerado como o Calcanhar de Aquiles dos dispositivos portáteis, o gerenciamento de energia percorreu um longo caminho. Os novos computadores Ultrabook™ levaram a duração da bateria e o design térmico a um novo nível. Nós conversamos com o Dr. Mike Pearce, Gerente de Comunidade Intel para Eficiência Energiética.

P: Os Ultrabooks já têm uma fantástica duração da bateria como uma de suas características principais, por que eu preciso me preocupar com isso em meu aplicativo?
Assim como no caso da capacidade de processamento e largura de banda, você pode nunca ter uma duração da bateria muito longa. Com até 12 horas de duração da bateria, os Ultrabooks vão mudar a maneira como pensamos sobre a computação móvel. Aproveitando a vantagem da API de energia da Intel, seus aplicativos podem ser utilizados em mais lugares por períodos de tempo muito mais longos.

Assim como é longa a duração da bateria nos Ultrabooks, em qualquer dispositivo portátil nós nos acostumamos com o que ele oferece e sempre queremos mais. Ter certeza que os seus aplicativos utilizem a energia para obter a melhor eficiência é apenas uma boa prática. A Intel oferece diversas ferramentas, tais como o Power Profiler, que podem lhe dizer onde o seu código é mais eficiente e onde isso não acontece.

Outra área para a qual os desenvolvedores devem estar atentos é o uso de energia quando o aplicativo estiver ocioso. Ter uma aplicação contínua pode causar um gasto de energia de forma significativa, por exemplo quando este for minimizado, terá um impacto sobre a experiência geral do usuário tendo como base o tempo de vida útil da bateria.

P: Mas o gerenciamento da energia não é um trabalho do sistema operacional e da BIOS?
Com certeza. A Intel trabalhou junto com a Microsoft® e os Ultrabook OEMs para otimizar o consumo de energia, mas você pode melhorar ainda mais o valor da experiência de um usuário do Ultrabook em parceria com a Intel visando gerenciar de maneira proativa o uso da energia. Você sabe melhor quais recursos o seu programa necessita em cada momento e nossas ferramentas podem ajudá-lo a otimizar o uso de energia e o desempenho.

Os processadores Intel® Core™ nos Ultrabooks já aumentam o desempenho de núcleos individuais e o SSD em diversos Ultrabooks já reduz dramaticamente o consumo de energia do drive. O seu software pode desempenhar um papel fundamental para tornar os Ultrabooks ainda mais eficientes em energia e a Intel fornece as informações e as ferramentas que você necessita para tornar o seu software mais “verde”. Visite a nossa comunidade e conheça as ferramentas e os recursos de eficiência em energia disponíveis para você:
Intel® Ultrabook™ Developer Community
Critérios e diretrizes para eficiência energética
Intel® Power Gadget
Intel® Power Checker
Intel® Energy Checker SDK


A eficiência energética está se tornando um diferencial para todos os aplicativos, assim como os servidores verdes tornaram-se uma característica chave em hospedagem.

P: Meu jogo utiliza todos os recursos do sistema; a inclusão do gerenciamento de energia não limitará o seu desempenho?  
Não necessariamente. Através de nossas APIs você pode tornar seu aplicativo sensível ao contexto e então gerenciar os recursos individualmente, dimensionando o uso da energia conforme a necessidade. Por exemplo, quando o seu aplicativo faz um streaming de vídeo usando a energia da bateria, você pode utilizar o gerenciamento de energia para reduzir os frames por segundo, ou FPS, para obter maior eficiência energética e voltar à máxima velocidade quando estiver conectado ao cabo de energia.

Ou você pode escolher adiar as “tarefas cotidianas” até que reconecte o cabo de energia, permitindo mais tempo de uso para seu jogo.

Na 2ª. geração de processadores Intel® Core™ e além do Intel Power Gadget pode lhe mostrar em tempo real o consumo de energia do encapsulamento, incluindo a Intel HD Graphics de forma integrada, permitindo que você ainda otimize o seu código.
如需更全面地了解编译器优化,请参阅优化注意事项